3dprojectar
TENDÊNCIAS PARA ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

Sustentabilidade é um tema que deve estar presente em todos os segmentos da vida moderna, e pautar as escolhas diárias que fazemos. Na hora de construir ou reformar qualquer imóvel, a arquitetura sustentável é a tendência a ser seguida. Por isso, trazemos 8 dicas de especialistas sobre como fazer isso.
O estilo de vida sustentável de uma casa começa desde a construção do imóvel até o dia a dia dos moradores. Em uma empresa ou edifício, essa deve ser a regra.
1. Arquitetura Sustentável Retrofit

Retrofit significa edifícios velhos renovados com práticas ecológicas. Isso significa que não é preciso construir do zero para utilizar a arquitetura sustentável. Essa tendência surge como forma de revitalizar edifícios e construções trazendo até eles novas tecnologias e designs mais promissores.
É possível planejar a instalação de painéis solares, para a utilização de energia renovável; jardins verticais, que filtram o ambiente e melhoram a qualidade do ar ao redor; modificações para melhor circulação do ar e da entrada de luz dentro do ambiente e modernização de circuitos para economia energética, entre outros.
Um exemplo desse uso é um jardim vertical de Londres, instalado em um hotel tradicional da cidade. A parede verde atinge 21m, é irrigada pela água da chuva e ajuda a filtrar o ar do bairro.
2. Se adeque às leis
Existem diversas leis em vigor atualmente para aproximar a população das metas sustentáveis. Uma delas é a Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma lei em vigor que vale tanto para empresas quanto cidadãos. Ela prevê que deve haver o reaproveitamento de materiais descartados que possam ser reciclados ou reutilizados, além da destinação correta de resíduos para lixões e aterros. Essa ação resulta em menor impacto ambiental e economia em dinheiro, pois evita desperdícios e multas geradas pelo descumprimento da lei.
3. Poupe a natureza
É de conhecimento geral que os recursos naturais estão se esgotando anualmente. A arquitetura sustentável pode ajudar em diversos segmentos: para preservar a água, é possível incluir no projeto uma cisterna que armazene a água da chuva, reduzir a vazão de torneiras e descargas e até instalar um telhado ou muro verde capaz de absorver a água e devolvê-la ao meio e também não usar aditivos químicos em hortas domésticas.

4. Calculo preciso
Ao investir em materiais, faça cálculos precisos do que será necessário para que não haja desperdício. A gestão eficaz desta etapa de planejamento garante ganhos no orçamento final e reduz muito os resíduos e sobras, que depois deverão ser descartados corretamente para serem reaproveitados.
5. Tecnologias
Tecnologias modernas para a arquitetura sustentável surgem diariamente, e vão desde revestimentos à base de matérias reciclados à lâmpadas que reduzem o consumo de energia. Um dos melhores investimentos para construções econômicas e sustentáveis – sejam elas casas ou empresas – é a instalação de painéis solares, que geram e armazenam energia, de maneira limpa. Com uma lista tão grande à disposição, faça escolhas coerentes com o ambiente a ser instalado. Isso gera economias futuras.
6. Reutilize
Muitos materiais em bom estado são descartados diariamente, e eles podem integrar novos projetos arquitetônicos. Madeira de demolição, metais e cerâmicas podem ser encontrados com empresas especializados nesses materiais, em obras ou entulhos. Utiliza-los com inteligência gera menos impacto ao meio ambiente. O mesmo acontece com móveis e eletrodomésticos, que podem ter a vida útil estendida.

7. LEED e certificados de construções sustentáveis
Arquitetos, projetistas e engenheiros estão em uma busca constante para obter um dos maiores certificados de construção sustentável já visto, o LEED – Leadership in Energy and Environmental Design – um selo que indica projetos que atendem a uma série de requisitos sustentáveis criado pela instituição U.S. Green Building Council, que tem foco em sustentabilidade de edificações e empreendimentos imobiliários. No Brasil, temos um selo próprio, chamado AQUA, que avalia a gestão ambiental das obras e as especificidades técnicas e arquitetônicas.
8. Estimule as pessoas ao seu redor
Para que uma construção, seja ela uma casa ou empresa, seja verdadeira sustentável, é preciso que todos que ali residem ou utilizem o ambiente se comprometam com esse ideal. Estimule as pessoas a se engajarem nas atividades sustentáveis, sejam eles moradores, amigos ou funcionários. Todos devem economizar os recursos, se atentar ao descarte correto de materiais e reciclagem e buscar as maneiras mais sustentáveis no consumo.

Fonte: Revista Casa e Jardim e Hometeka