3dprojectar
Normas técnicas para construções sustentáveis
Atualizado: 18 de set. de 2018
Conheça os benefícios da sustentabilidade para empresas de construção civil e saiba como usar as normas técnicas com responsabilidade ambiental do setor.

O setor de construção civil tem um papel fundamental para o desenvolvimento sustentável. Ele é um dos setores da economia que mais consome recursos naturais e energia, além de produzir muitos resíduos.
A construção sustentável prevê a redução e a otimização de consumo de materiais e energia, a diminuição dos resíduos gerados, a preservação do ambiente natural e a melhoria do ambiente construído.
A sustentabilidade na construção civil envolve não só o projeto da obra, como o planejamento de gestão ecológica da água ou o uso de energias renováveis, mas também o bem-estar e a segurança dos trabalhadores e o descarte correto das sobras produzidas.
Na publicação anexa, saiba mais sobre os benefícios da sustentabilidade para empresas de construção civil e descubra como usar as normas técnicas relacionadas à responsabilidade socioambiental do setor.
A seguir, estão listados alguns exemplos:
Norma técnica sobre os critérios para a permanência de trabalhadores em um canteiro de obras. O primeiro passo para uma construção sustentável é o respeito ao trabalhador – ABNT NBR 12284:1991.
Normas técnicas sobre área de transbordo e triagem, com instruções a respeito da gestão correta dos resíduos sólidos, a fim de reduzir o impacto no meio ambiente por meio da classificação das sobras, para o descarte adequado – ABNT NBR 15112:2004.
Normas técnicas sobre o projeto, a construção e a operação de tanques sépticos, no caso de não existir rede de esgoto – ABNT NBR 7229:1997.
Normas técnicas sobre aquecimento solar, para redução do consumo de energia – ABNT NBR 15747-1:2009; ABNT NBR 15569:2008.
Para mais informações, acesse a coleção disponibilizada gratuitamente pelo Sebrae e pela ABNT, com todas as normas voltadas para as construções sustentáveis.